sábado, 17 de setembro de 2011

ENTREVISTA COM JOEL PARIZI - Uma verdadeira lição de vida

Olá Joel,
1) Meu grande triatleta, comece descrevendo um pouco de seu histórico esportivo. Que atividades já praticou, o que mais prefere fazer, enfim, fique à vontade.
Meu pai é formado em educação física pela USP e foi um grande jogador de basquete .... no alto de seus 1,72 m, jogou com o Vlamir Marques em Santos e já foi escalado para a seleção Paulista .... assim, comecei no basquete ainda jovem, depois veio a natação, o tenis e o surf. Por influência do meu pai, que foi monitor de um acampamento de férias na década de 50, em São Bento do Sapucaí, chamado Paiol Grande, frequentei o lugar e fiz lá minha primeira escalada em rocha, com 12 anos de idade, a pedra do Baú (atualmente um dos melhores points de escalada do país) ... me apaixonei pelas montanhas e pelas cavernas, cheguei a competir em algumas provas de escalada esportiva e participei de muitas aventuras e passei alguns apuros; acredito que a primeira via de escalada em rocha do Tocantins foi equipada por mim, pelo Andrei e Adriano, + ou - em 1999. Correr veio depois de me casar e o triatlon aconteceu em Palmas, motivado pelo Walter Ohofugi, em 2005, desde então, não parei mais. Como meus pais moram no litoral de São Paulo, voltei a surfar há 3 anos (para mim não há nada mais emocionante do que descer uma onda).

2) Permita-me revelar ao nossos leitores que você recentemente completou meio século de vida. No entanto, seu condicionamento físico nega veementemente a sua idade. Penso que isso inclusive deva causar certa inveja - ainda que não revelada - a contemporâneos seus ( e até aos mais jovens!), os quais, em sua maioria, entregues a hábitos poucos saudáveis, talvez não se dediquem a prática de nenhum tipo de esporte. Além de saúde, o que o esporte lhe proporcionou de bom em sua vida? Você imagina como estaria hoje se não fosse um verdadeiro "atleta"?
Pois é, 50 anos ... espero ser um bom exemplo aos meus contemporâneos e aos mais jovens também, grande fonte de motivação para continuar perseverando .... quando olho para trás e vejo a molecada digo para mim mesmo que está valendo a pena. Não sei o que seria a minha vida sem a atividade esportiva ... certamente o maior prêmio que o esporte lhe proporciona são os amigos.
3) Falar de Joel Parizi e não lembrar da Investco é algo díficil. Mas, pelo visto, as exigências profissionais - que devem ser muitas - não conseguem te afastar da prática esportiva. Além disso, a Investco tem programas que incentivam a prática esportiva por parte de seus funcionários.
Trabalhar numa empresa que investe em qualidade de vida e também investe no esporte faz muita diferença pra você? E o inverso? Você acha que a prática esportiva contribui para um melhor desempenho no trabalho?
A Investco é um exemplo para as demais empresas...está mais do que comprovado que a atividade esportiva incrementa o desempenho profissional, além de criar um ambiente de camaradagem e por que não dizer, de competitividade saudável .... além das competições de canoagem, triatlon e enduro a pé que organiza e/ou patrocina, a Investco proporciona a seus colaboradores a prática da atividade esportiva disponibilizando professores de educação física para o clube da corrida, natação na piscina do COC e a ginástica laboral. Não poderia deixar de enaltecer que estas conquistas só foram possíveis pelo empenho do PG e do Walter, grandes esportistas, motivadores e amigos, dois profissionais de destaque que conseguem mostrar ao comando da Rede Energia e da EDP o valor agregado à marca que a atividade esportiva e as competições proporcionam.
4) Todo atleta tem dias que acorda indisposto, sem ânimo para treinar. Porém, cada um encontra um jeitinho de combater esse desânimo. De verdade, não recordo de tê-lo encontrado desmotivado em qualquer ocasião. Isso é realmente uma constante? De que forma você consegue manter esse espírito de motivação para treinar, treinar e treinar? Existe uma fórmula mágica? Compartilhe conosco o seu segredo...
Não há segredo, minha vida é uma "planilha" aberta ... o esporte é uma válvula de escape para a tristeza, para o desânimo, é remédio e motivação.... basta olhar para seus filhos (ou para as pessoas) e perceber que eles precisam de você saudável, bonito e feliz .... esporte é alegria.
5) Como você encara o papel de sua família na sua vida esportiva? Eles te apoiam em seus treinos ou você é muito criticado e cobrado por dedicar muito tempo ao esporte? No seu caso, dá pra conciliar trabalho, família, esporte e amigos? Você acha que conseguirá transferir esse espírito aventureiro e desportista para seus filhos e futuros netos?
O esporte proporciona garantias a um pai para enfrentar a dureza da vida ....é um investimento vitalício que beneficiará toda a familia. Sou incentivado por meus pais, que até hoje jogam tenis diariamente, minha irmã, que é uma excelente escaladora e corredora de aventura, minha esposa Silvia, professora de natação e meus maravilhos filhos, Pedro e Helena .....é preciso conciliar trabalho, família, esporte e amigos e acredito que vou transferir meu espírito aventureiro para meus filhos e netos ..... no início desde ano estive com meu filho numa bela aventura no monte Tronador, na divisa do Chile com a Argentina, tenho certeza que vai marcar sua vida.
6) Agora, falando do Desafio dos Fortes, temos que concordar que é uma competição dura. Além disso , será um trajeto longo, com provável calor e baixa umidade. Diante de seu histórico esportivo, para você, essa prova ainda será um desafio, ou os 16,5 km da Ponte FHC já não representam uma distância desafiadora para você?
O legal do esporte é que temos um desafio a cada dia ... nosso corpo é mais ou menos como a turbina de uma usina hidrelétrica, não há como armazenar a energia elétrica gerada numa grande pilha para usar depois ... esses anos todos correndo, pedalando e nadando podem ter moldado as fibras e os músculos, entretanto, não armazenaram a energia, se parar de comer e correr a energia acaba ... o desafio este ano foi fazer uma cirurgia no ombro em março (obrigado Marcílio ... grande exemplo este garoto !!) fazer o triatlon em agosto, e agora me preparar (em pouco tempo) para correr 16,5 km e não fazer feio.
7) Estamos, na medida do possível, procurando ouvir alguns dos participantes inscritos, por meio de entrevistas, para que eles sejam as verdadeiras "estrelas" da festa. Afinal, ouvir os seus clientes e colaboradores é algo essencial hoje em dia, em qualquer área de atuação. O que você achou dessa iniciativa adotada pela organização da prova?
Todo ser humano deseja brilhar e a iniciativa da organização da prova proporciona a atletas amadores como eu, provar o gostinho de ser uma "estrela", é uma motivação a mais e um grande orgulho ser escolhido para falar um pouco de minhas experiências.
8) Por fim, deixe uma mensagem de encorajamento e motivação para quem ainda acha 16,5km uma meta inatingível.
Quando escalamos uma montanha, normalmente não vemos seu cume, ele fica obstruído pelas paredes rochosas e pela neve, porém, na linha do horizonte há sempre um ponto intermediário a alcançar..... quando o alcançamos aparece outro, e outro, e outro até que finalmente não há mais nada acima de nós, chegamos lá ..... quando correr faça o mesmo, estabeleça objetivos intermediários, você chegará lá, devagar se for preciso e sempre com humildade .... até logo..... é sábado ....é hora de treinar ....

Valeu, jovem guerreiro! Uma boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre suas expectativas para oevento, faça sugestões e críticas.